A importancia do consumo de Vitamina D

A vitamina D é um componente fundamental no tratamento da osteoporose e no desenvolvimento de ossos sadios e fortes, pois fortalece os ossos. Ela é solúvel em gorduras e é um componente vital para a absorção do cálcio no intestino, favorecendo sua permanência na ossatura.

Na pesquisa feita pela Merck Sharp & Dohme (MSD) com 400 mulheres com mais de 50 anos de idade, na América Latina, apesar de 68% das entrevistadas reconhecerem a importância da vitamina D, somente 2% delas indicaram que a tomavam com regularidade. Além disso, 63% acreditavam incorporar a vitamina D por meio dos alimentos e do sol. No entanto, dados internacionais mostram que mais da metade das mulheres com osteoporose no mundo apresentam níveis inadequados de vitamina D.

Aportes farmacológicos podem corrigir o déficit, uma vez que ingerir as quantidades necessárias por meio de dieta é difícil, pois os alimentos que contêm vitamina D são limitados (lácteos, peixes, ostras e gema de ovo). Além disso, em adultos de idade avançada, a pele diminui sua capacidade de converter a luz solar em vitamina D, e o rim de convertê-la na forma de hormônio ativo.

MetabolismoA função da vitamina D no metabolismo do cálcio já é conhecida há muito tempo, embora ainda não haja consciência suficiente na hora de indicá-la no tratamento da osteoporose, podendo tal omissão levar ao fracasso da terapia escolhida. Depois da menopausa, com a diminuição de estrogênio, aumenta o risco de osteoporose e, além disso, a deficiência de vitamina D faz com que o organismo não absorva corretamente o cálcio.

Tudo isto pode afetar os ossos, provocando descalcificação e aumentando a incidência de osteoporose e fraturas. Há uma relação positiva entre déficit de vitamina D e uma maior taxa de fraturas.

Em relação ao tratamento, 63% das entrevistadas declararam tomar algum tipo de medicamento para tratar ou prevenir a osteoporose. No entanto, apenas 22% disseram que tomam um medicamento precisamente indicado para a doença. Quase 44% consideraram que um suplemento de cálcio era suficiente para tratar ou prevenir a osteoporose.

Há uma relação positiva entre o déficit de vitamina D e uma maior taxa de fraturas.
Ok
As informações apresentadas neste site tem por objetivo fins educativos e não pretendem substituir, de forma alguma, as relações estabelecidas entre médicos, nutricionistas e pacientes.
Todas as decisões relacionadas a tratamento de pacientes devem ser tomadas por profissionais de saúde habilitados levando em consideração as características únicas de cada paciente.
Em caso de dúvidas, contato o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor através dos fones descritos abaixo:
(15) 3023-3664 ou 3023-1978
(de segunda a sexta-feira das 8:30 às 17h)
ou pelo e-mail sac@roberg.com.br